quinta-feira, 7 de abril de 2016

Rua Cloverfield, 10


Nota: 4,0


       Desde 2008, quando "Cloverfield - Monstro" apareceu nas telas dos cinemas e dividiu opiniões, muitos esperaram por uma "sequência" do tão aclamado filme de J.J Abrams. A espera terminou, e o que vemos aqui é bem diferente do primeiro filme moldado em um estilo Found Footage (câmera na mão) que inaugurou um novo estilo/gênero no cenário mundial do cinema a partir de "A Bruxa de Blair" (1999). 



Imagem: blog.contv.com


        Em "Rua Cloverfield, 10", temos Michelle (Mary Elizabeth Winstead, a Ramona de "Scott Pilgrim Contra o Mundo"), que logo após deixar seu noivo envolve-se em um acidente de carro. Ao acordar, se depara com Howard (John Goodman, com uma performance de causar arrepio) e Emmett (John Gallagher Jr.), dividindo o espaço em um banker. A pergunta que move o filme é: Michelle foi salva de um evento apocalíptico, segundo Howard e Emmett contam a ela, ou existe algum outro motivo que a mantenha presa contra sua vontade? 



Imagem: www.vervideo.com.br


         Muitos estão comparando essa (não necessariamente) sequência com os episódios de "The Twilight Zone" (Além da Imaginação), mas vou além e digo que "Rua Cloverfield, 10" remete mais aos precursores de "Além da Imaginação". O longa lembra em sua forma de contar a história os antigos programas de rádio "The Weird Circle" e "X Minus One", com episódios que levavam os espectadores da época a uma imersão total do incomum, extraordinário e fantástico. 

          Os fãs mais atentos encontrarão alguns easter eggs neste longa, mas tudo o que conecta "Rua Cloverfield, 10" ao primeiro filme para por aí (ou não). Desta vez como produtor, J.J. Abrams e o diretor Dan Trachtenberg entregam um filme com nova roupagem, mas tão interessante quanto o primeiro e que aposta no medo mórbido a espaços pequenos e fechados com personagens que se relacionam de forma bem peculiar. 





          Confinamento e terror psicológico em um suspense claustrofóbico. Um ótimo entretenimento, "Rua Cloverfield, 10" não é um filme sobre monstros alienígenas, mas como o próprio trailer mostra: "monstros aparecem em diversas formas". E aqui o monstro é tão atroz e aterrorizante quanto o original.



O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente

        

                    


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário