sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Invasão Zumbi | Críticas de Cinema – Efrem Pedroza


Direção: Sang-Ho Yeon

Elenco: Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma

Gênero: Ação, Terror


        Ah, os filmes de zumbis... Particularmente, adoro o gênero! Até quando é ruim, é bom (na realidade nem sempre). Sem contar uma série televisiva de zumbis, que gosto muito, mas que tá precisando manter maior equilíbrio entre primeiro episódio, o meio e o fim. Bom, não é o caso agora. Só sei que o último filme do gênero que me conquistou foi o "Guerra Mundial Z", que perto deste, realmente parece brincadeira de criança. Por falar em brincadeira de criança, os coreanos brincaram direitinho, mas brincaram sério! Estou falando de "Invasão Zumbi" (Train to Busan).




        A história é simples... Quando um vírus zumbi explode em plena Coréia do Sul, um casal de passageiros luta para sobreviver em meio a viagem de trem que estão fazendo de Seul a Busan.
        Sim, nenhuma novidade quanto à história, mas com personagens marcantes e bem diferentes do que costumamos ver nos blockbusters americanos. Em "Invasão Zumbi" a câmera abusa dos close-ups e planos detalhe, rasgando e expondo, sem piedade, todo o lado interior e aterrorizado de cada personagem do longa.




        Muitas pessoas compararão "Invasão Zumbi" a "Guerra Mundial Z" por conta das sequências caóticas de perseguição e fuga, porém muito bem realizadas e com uma fotografia extremamente competente. A computação gráfica peca em alguns momentos porque, óbvio, não há como comparar o caminhão de dinheiro que os americanos esbanjam para produções desse tipo com o que a Coréia do Sul dispõe. Um feito enorme, mediante todo poderio da indústria cinematográfica hollywoodiana.  




        Com um cenário claustrofóbico e, sim, zumbis que correm, o longa mostra não somente a luta pela sobrevivência, como as diversas camadas que separam pessoas por classe social. Nada muito complexo, mas interessante o suficiente para apontar um caminho... Que os personagens só conseguirão se garantir vivos se unirem forças, independente de qualquer outra coisa. 




        Por fim, "Invasão Zumbi" tem como maior destaque justamente o fato de não inovar, mas respeitar um gênero tão desgastado no cinema e realizar com muita competência um filme autêntico. Meu coração, que sempre teve como número um o sensacional "Madrugada dos Mortos", acaba de ceder este lugar a um "novo" filme... E ele não é americano. É sul-coreano!




Nota: 5,0

O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente



Nenhum comentário:

Postar um comentário