quinta-feira, 14 de abril de 2016

Mogli - O Menino Lobo


Nota: 5,0


     Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book - 1894) é uma obra do autor inglês, Rudyard Kipling que foi adaptada pela Walt Disney Pictures em 1967. Muitos anos depois e aproveitando o sucesso da primeira animação, Mogli - O Menino Lobo 2 (2002), que pouco se inspira no segundo livro de Rudyard Kipling (The Jungle Book - 1895) foi lançado, mas não conquistou o mesmo sucesso de seu antecessor. "The Jungle Book" teve duas adaptações live-action: "Mogli - O Menino Lobo" (1942) e "O Livro da Selva" (1994). Agora em 2016, temos mais um remake ao estilo live-action que invade as salas de cinema do mundo inteiro... e pasmem... Irá encantar de novo! 



Imagem: www.cinecompipoca.com.br

       A história já é bem conhecida. Mogli (Neel Sethi) é um garoto criado por lobos da floresta. Ao crescer é visto como uma ameaça pelo tigre Shere Kahn (Idris Elba). Devido ao iminente temor instaurado por Shere Kahn, seus amigos animais resolvem ajudá-lo a reencontrar seu espaço entre a civilização. Mogli conta com a ajuda da pantera negra Baguera (Ben Kingsley) e do urso Baloo (Bill Murray) para dar início a sua longa e eletrizante jornada. 



Imagem: photoshdwallpapers.com

         Uma das coisas mais impressionantes do filme é toda a tecnologia CGI que dá vida aos animais, humanizando-os e não os ridicularizando como vemos normalmente em filmes do gênero e que são construídos de forma extremamente amadora. Por trás da computação gráfica vem o que considero "a cereja do bolo" desta nova adaptação... os atores que assumem as respectivas peles dos animais de forma espirituosa. Shere Kahn (Idris Elba) é tão intimidante e sinistro quanto "Scar" de "O Rei Leão". Baguera (Ben Kingsley) e Baloo (Bill Murray) são os amigos que todos desejamos ter... verdadeiros e inseparáveis. Christopher Walken (Rei Louie) resgata a aura do personagem em suas origens. Scarlett Johansson como a serpente Kaa é hipnotizante (quem assistiu "Ela", sabe do que estou falando).  Por fim, Akela (Giancarlo Esposito) e Lupita Nyong'o (Raksha), o casal de lobos pais de Mogli (a grata surpresa, Neel Sethi), dão o toque final e especial ao longa-metragem. No Brasil, a dublagem ficou por conta dos atores Marcos Palmeira, Thiago Lacerda, Dan Stulbach e Alline Morais.



Imagem: www.youtube.com
     
       Belo (para não dizer fofo), porém sombrio. Muito mais próximo ao livro que a animação neste sentido, "Mogli - O Menino Lobo" foi considerado na Índia como "assustador demais" para as crianças, por conta dos animais em computação gráfica que realmente estão mais majestosos e GIGANTESCOS do que suas versões animadas.





           Independente disso, crianças, pais e toda a família poderão conferir a "nova" aventura do menino lobo nos cinemas a fim de recobrar o sentimento nostálgico das histórias descomplicadas que encantaram crianças do passado e mais uma vez tem tudo para repetir a dose nesta nova etapa. Ainda bem que o diretor Jon Favreau teve o bom senso de abordar o simples de forma simples. Para ser bem sincero, ainda bem que é o Jon Favreau e não o Shane Black.



O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente



Nenhum comentário:

Postar um comentário